top of page
  • ricaps13

O que a música me ensinou: O Rítimo

Segundo o dicionário “Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.

De modo geral, a noção de ritmo está ligada, na concepção das pessoas, com a ideia de repetição. Ritmo é algo que se repete com uma finalidade: sustentar a música, sustentar a melodia e a harmonia.

Na vida a noção de repetição está também ligada a noção de ritmo.

Como na música, o ritmo na vida também está relacionado com a ideia de sustentação. De algo que dá base. Porque sem ritmo e sem repetição, sem treino, muitas vezes não se consegue chegar a objetivos concretos.

Mas como na música, o ritmo sustenta a nossa melodia interna. É o nosso ritmo que dá possibilidade para o surgimento de harmonias diversas de outras melodias, de outras pessoas.

Não se deve entretanto confundir ritmo com disciplina. A repetição relacionada com o ritmo está ligada a nossa melodia, porque a sustenta. O Ritmo deve vir de dentro, portanto. Não pode ser imposto. Quando ouvimos melodia alheia e temos que nos adaptar a ela o Ritmo passa a ser mera disciplina.

Não que o Ritmo não exija disciplina, mas sem a melodia interna é apenas uma disciplina vazia. O Ritmo repete sem sofrimento porque vem do coração.

É bom também não confundir o ritmo com intensa atividade.

Na música existem pausas imperceptíveis para quem ouve, mas muito importantes para o músico. Isso também é Ritmo. Ritmo também é, ouvindo a nossa melodia interna respeitarmos nossas pausas. É não se preocupar em performar. A performance é para fora. O Ritmo vem de dentro e é para dentro.

Como anda o seu?


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page